top of page

SOBRE O NÚCLEO

NÚCLEO DE ESTUDOS DE LITERATURAS DE LÍNGUA INGLESA

 

Coordenador: Prof. Carlos Augusto Viana da Silva

Natureza/Público: Atividade de formação permanente de alunos de Graduação, Pós-Graduação, Graduados e demais sujeitos interessados na área. 

 

1. Descrição/Justificativa 

 

            Os estudos de literaturas de língua inglesa na UFC atualmente tem se dado por meio de disciplinas obrigatórias e muito raramente por optativas na graduação. Com reformas curriculares recentes, os conteúdos dessas disciplinas deixaram de ser estudados através da perspectiva tradicional de historiografia, ou por período literário, e passaram a ser abordados por gêneros literários. Ou seja, a Literatura de Língua I aborda o gênero prosa; a Literatura em Língua Inglesa II, o gênero teatro; a Literatura em Língua Inglesa III, poesia; e a Literatura de Língua Inglesa IV trata da literatura em diálogo com outras linguagens e/ou áreas do conhecimento, tais como Cinema, Filosofia etc. Essa nova forma de pensar o texto literário, com novas abordagens teórico-metodológicas, tem gerado discussões profícuas e interesse por parte dos alunos de graduação em aprofundar seus conhecimentos nessa área específica de estudos.

               Atualmente as literaturas de países de língua inglesa apresentam-se como objeto importante de investigação no cenário contemporâneo dos estudos literários pela vasta produção encontrada, tanto em países que ocupam posições centrais nos sistemas literários ditos “hegemônicos’, por exemplo Inglaterra, Estados Unidos etc, quanto nos que ainda são vistos como periféricos ou ‘ex-colônias’. Independente da posição canônica ou não canônica, essa produção constitui-se elemento produtivo de discussão em que várias abordagens podem ser feitas no sentido de investigar questões, tais como estilo, influências, assimetrias, projeções culturais, literatura traduzida etc no processo de produção e recepção de literatura desses sistemas literários de língua inglesa. Com a minha participação como membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras, desde 2010, pesquisas já foram feitas, focalizando questões concernentes às literaturas de língua inglesa. Em nível de mestrado algumas já foram concluídas, e outras continuam em andamento, tanto em nível de mestrado quanto de Doutorado. Nesse sentido, a criação de um Núcleo de Literaturas de Língua Inglesa se justifica pelo fato de que, por meio dele, possam ser integradas atividades de extensão, ensino e pesquisa já em andamento, bem como a criação de outras, no sentido de impulsionar as pesquisas na área em questão já desenvolvidas na UFC.  

              A ideia surgiu da necessidade de aprofundar esse debate com os alunos da Universidade Federal do Ceará - UFC, de outras IES, bem como o público em geral. Assim, pretende-se criar, a partir de 2016, este Núcleo de Estudos de Literaturas de Língua Inglesa”, no Departamento de Estudos da Língua Inglesa, Suas Literaturas e Tradução – DELILT, no intuito de levantar discussões sobre questões teóricas e metodológicas no que diz respeito à produção e recepção de literatura de sistemas literários de língua inglesa, bem como seu diálogo com outros produtos culturais que circulam nos sistemas literários contemporâneos de outras línguas. Com esta ação, busca-se ampliar a discussão, propondo um olhar mais apurado sobre aspectos artísticos, políticos e culturais da produção literária em inglês.

 

2. Objetivos

 

2.1. Objetivo Geral 

 

Fomentar o debate sobre as particularidades do fenômeno da produção literária de sistemas literários de língua inglesa.

 

2.2. Objetivos específicos 

 

  1. Discutir a literatura de língua inglesa como fenômeno na intermediação de culturas e como objeto consolidado de estudo; 

  2. Discutir a produção e a recepção de produtos literários canônicos e não canônicos de diferentes contextos sócio-históricos;

  3. Discutir o papel do leitor contemporâneo enquanto consumidor de textos reescritos pela crítica literária;

  4. Entender a produção e a recepção de produtos literários canônicos e não canônicos e sua tradução para diferentes linguagens e/ou sistemas, bem como suas implicações políticas e culturais;

  5. Incentivar a pesquisa na área de estudo; 

  6. Discutir o papel do professor de literatura como sujeito político e crítico com relação à função da literatura tanto na forma tradicional de colonização quanto nas novas formas contemporâneas de colonização. 

bottom of page